Construção a seco
As técnicas de construção a seco são muito utilizadas em países no exterior e vêm ganhando espaço também no mercado brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Drywall, o consumo de chapas utilizadas para esta técnica cresceu quase trinta vezes na última década no Brasil, comprovando o aumento de popularidade desse tipo de construção que vem a cada dia se tornando uma realidade nos canteiros de obra.
O que é construção a seco?
A construção a seco consiste basicamente na montagem e na instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial como por exemplo: paredes de perfil metálicos, placas de gesso, estruturas pré-moldadas em concreto ou aço, forros em madeira e outros.
Quais são as vantagens desse método?
Sustentabilidade
A construção a seco reduz o consumo de água e produz menos resíduos. Os materiais utilizados também podem ser reciclados facilmente. Além disso, a construção a seco contribui para a eficiência energética do imóvel porque faz com que ele se mantenha naturalmente mais fresco no verão e mais quente no inverno.
Construção mais rápida
A construção a seco pode reduzir o tempo de construção em até 70% porque elimina as etapas de aplicação e secagem dos materiais tradicionais. O ganho de tempo gera economia e maior rentabilidade nos projetos.
Segurança
Os materiais adequados permitem o atendimento às normas e aos padrões de segurança, além de apresentarem resistência pela utilização de alta tecnologia no processo de fabricação.
Mais praticidade nas manutenções
Quando for necessária manutenção, a área afetada pode ser substituída de maneira simples e prática, sem a necessidade de quebrar paredes. As tubulações, encanamentos e instalações elétricas podem ser acessados e reparados com mais facilidade.